0
Arte Urbana
0
Pontos de Interesse
0
Espaços Verdes
+
0
Comércio
0
Arte Urbana
0
Pontos de Interesse
0
Espaços Verdes
+
0
Comércio

O Barreiro

O Barreiro é uma cidade localizada na Margem Sul do estuário do Tejo, no distrito de Setúbal, pertencente à Área Metropolitana de Lisboa. O concelho do Barreiro tem cerca de 79 mil habitantes e o seu território é de aproximadamente 31,6 km2.
A cidade encontra-se numa posição estratégica, a 20 minutos de Lisboa por transporte fluvial e cerca de 30 minutos por rede viária. Além disso, dispõe de um terminal rodo-ferro-fluvial que é estruturante em termos de mobilidade para a região e para o país.
 
O Barreiro tem uma longa história.
No passado desempenhou um papel de excecional relevância na época dos Descobrimentos, designadamente na construção de naus e na confeção de biscoitos que alimentavam as tripulações.
No séc. XIX chegou o comboio e o Barreiro desenvolveu-se. No séc. XX instalou-se um complexo industrial da CUF (Companhia União Fabril), que chegou a ser o maior da Península Ibérica e que funcionou como fator de atratividade de muitas pessoas de várias regiões do país. A diversidade cultural da população que se foi fixando no Barreiro originou um forte movimento associativo, que espelhava a nova realidade social do concelho. Esse forte associativismo continua a ser uma característica desta cidade tanto a nível cultural como desportivo. Assim, o Barreiro viu nascer vultos ligados à cultura e atletas de eleição nas mais variadas modalidades desportivas.
O Barreiro cresceu e a sua marca fez-se sentir em Portugal e além-fronteiras.
Situando-se na encruzilhada entre o Rio Tejo e Coina, o Barreiro possibilita uma vista ímpar sobre a cidade de Lisboa, cujo horizonte se estende desde a Ponte Vasco da Gama até à Ponte 25 de Abril.

O Barreiro oferece circuitos turísticos que se caracterizam pela sua diversidade, tais como o dedicado às embarcações tradicionais, ao património moageiro e o dedicado à Art In Town onde podemos descobrir pinturas de Vhils, Smile, Tota entre outros, nitidamente de cariz urbano ou uma visita à Mata da Machada, verdadeiro pulmão da cidade.
Por tudo isto, o Barreiro está na margem certa do Rio!
 
“O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que veem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.”
 
Alberto Caeiro

Utilize a nossa APP

APP Visit Barreiro?

Esta APP pretende fazer uma visita guiada ao Concelho do Barreiro.
Podemos ter uma panorâmica 360o do Barreiro, desde os pontos de interesse, história, cultura e património.

Rotas Visit Barreiro?

Através da APP podemos navegar nos percursos ou rotas criadas (como a da Arte Urbana), ou podermos criar a nossa própria rota (pontos de interesse, arte urbana, gastronomia, entre outras).

Promoção do Comércio Local?

O Visit Barreiro tem igualmente uma forte componente de ligação e promoção do comércio local.
Através da APP o Utilizador pode aceder à informação de todo o Comércio Local do Barreiro, mas igualmente poder receber vouchers de desconto ou promoções.

app store
app store
App features
Powered by

 

 

 

Partner

 

Partner

 

Copyright © Visit Barreiro 2018. All Rights Reserved.

Search